Cerca de 15 dias atrás recebemos um convite da Volkswagen do Brasil para um evento, que segundo a marca, seria a “avant-première de um modelo que chegará ao mercado brasileiro para estabelecer novos níveis de tecnologia, inovação e qualidade em seu segmento.”
Era claro que o evento revelaria o Golf 7, ou Novo Golf 2014 (desta vez novo mesmo). Mas infelizmente o termo avant-première indicava que se tratava de um pré-lançamento, tipo de evento que geralmente apresenta apenas o carro estático, sem possibilidade de test-drive, e neste caso específico, possivelmente não teríamos todas as informações desejadas por nós e também por nossos leitores, o que inclui, obviamente, o preço oficial.
E nossa expectativa se confirmou, pois o modelo foi mostrado para um público que em sua grande maioria não era da imprensa especializada. Eram 1.000 convidados “VIP”, famosos, formadores de opinião, e assim por diante. Nada além do que já tinha sido revelado oficialmente pela VW foi dito.
Preços estimados por concessionárias e por fontes da marca
A montadora não informou os preços oficiais, mas de acordo com informações que recebemos de concessionários e leitores, a versão de entrada, Highline, com motor 1.4 TSI de 140 cavalos e câmbio manual, deverá custar entre R$ 75 mil e R$ 82 mil e a versão esportiva GTI de motor 2.0 TSI de 220 cavalos, deverá ficar entre R$ 105 mil e R$ 108 mil.
Já uma fonte da marca confidenciou ao nosso repórter Hairton Ponciano Voz que o preço do modelo partirá de menos de R$ 70 mil, o que indica que a Volkswagen poderia lançar a versão Highline com um pacote mais básico para deixar o preço inicial atraente, então aí fica aquela dúvida embora a faixa de preços de hatches médios no Brasil faça com que seja difícil de acreditar em um valor tão baixo.
Mas independente de quais sejam os preços base, eles podem subir e muito. O modelo poderá ser super equipado, e o histórico da Volkswagen na criação de pacotes caríssimos de opcionais pode desanimar, vide Tiguan de quase R$ 150 mil. A versão Highline terá mesmo uma variação de preços pois existirão as versões com câmbio manual de seis marchas e a de câmbio DSG de sete marchas. Já a versão GTI terá apenas caixa DSG de seis marchas.
Lista de equipamentos é outro nível
Como você viu anteriormente aqui no NA, o Novo Golf 2014 traz um nível totalmente novo nas listas de equipamentos de hatches médios em nosso país. Todas as versões vêm com ESC (ESP), sete airbags, freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold, bloqueio eletrônico do diferencial (XDS), sensor de pressão dos pneus, Start&Stop, frenagem de colisão, sistema de áudio com tela sensível ao toque, sistema de condução dinâmica com quatro modos (Normal, Eco, Sport e Individual), bem como sistemas avançados de segurança.
E equipamentos sofisticados podem ser adquiridos como opcionais, como o DLA (Dynamic Light Assist), que consiste em câmera de vídeo, sensores nos faróis e iluminação bi-xenon adaptativa, ACC, que é o controle de cruzeiro adaptativo e também o sistema Pro Active, que fecha o teto solar e as janelas em caso de perigo.
Início de vendas e destino do Golf atual
Inicialmente, o hatch chega no mês de setembro em avaliações para a imprensa, e começa a ser vendido logo depois, importado da Alemanha, mas tem possibilidade de ser produzido no Brasil embora a empresa não fale sobre o assunto. Também é praticamente certo (mas não oficial) que o Golf IV, que ainda é feito no país, tenha a produção encerrada num futuro próximo.
Embora o modelo tenha compradores fieis, a convivência entre os dois evidenciaria o abismo tecnológico que os separa. O Golf nacional tem motor 1.6 de 104 cv, com comando simples, oito válvulas e bloco de ferro, enquanto o modelo de entrada do alemão já vem com injeção direta e turbo, e rende muito mais (140 cv), apesar da cilindrada menor (1.4).
Além disso, o modelo chega recheado de equipamentos de série, e tem opcionais inéditos num carro dessa categoria, como controle de velocidade adaptativo (ACC) e Park Assist.
Com informações de Hairton Ponciano Voz e fotos de Fabio Domingues Teixeira
Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br